Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
11 resultado(s)
Página 1 de 2
Resumo

O Centro de Excelência em Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) foi criado em 2016 pelo Programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE) da FAPESP e foi cofinanciado pela indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK). As atividades do CERSusChem são baseadas em 3 pilares: pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento. Dando continuidade aos nossos esforços no desenvolvimento de novos métodos sintéticos sustentáveis, na presente proposta serão abordados estudos com foco em catálise homogênea e heterogênea. Para isso, aproveitaremos nossa experiência em organocatálise assimétrica, fotocatálise, eletrocatálise e nanocatálise usando solventes verdes, reagentes mais seguros e matéria-prima renovável. Os novos catalisadores poderão ser imobilizados em diferentes materiais, como nanopartículas, e adaptados ao processo de fluxo contínuo. Nossa proposta também contempla duas abordagens para a educação e disseminação do conhecimento produzido: i) o desenvolvimento de atividades no ensino de graduação e pós-graduação e formação técnica dentro dos princípios da educação formal; e ii) a elaboração de atividades de educação não formal envolvendo a divulgação científica para professores e alunos do ensino médio e fundamental e população em geral. (AU)

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação / difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços. Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão. (AU)

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação/difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços. Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão. (AU)

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação / difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços.Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão. O bolsista trabalhará na USP/RP sob a orientação da profa. Joana Andrade e também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão. (AU)

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação / difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços. Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão.

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação / difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços. Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão.

Resumo

O desenvolvimento de produtos e processos verdes é um dos desafios mais importantes da sociedade atual. Durante os últimos 20 anos, a Química Verde desempenhou um papel cada vez mais importante em vários setores, na academia, na indústria, nas agências reguladoras e em outras organizações governamentais em todo o mundo.No Brasil, várias atividades envolvendo os conceitos de Química Verde foram realizadas desde meados da década de 1990. Em 2006, a 26ª Escola de Verão do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos centrou-se na Química Verde com a participação de cientistas reconhecidos na área tato nacional como internacionalmente. Em 2009, foi iniciado o projeto "Educação Sustentável e Desenvolvimento Ambiental na América Latina", patrocinado pela IUPAC e coordenado pelas Professoras Patricia Vazquez e Vânia Zuin. O objetivo deste projeto foi disseminar a filosofia da química verde nos países da América Latina. No mesmo ano, o primeiro livro em português contendo os conceitos de Química Verde foi editado por Correa e Zuin, que recebeu o cobiçado Prêmio Jabuti de bronze pela Câmara Brasileira do Livro. A 4ª Conferência Internacional IUPAC sobre Química Verde (4ª ICGC) foi organizada em Foz do Iguaçu, Brasil, de 25 a 29 de agosto de 2012, com o tema "Intercâmbio de experiências para uma sociedade sustentável cuidando dos recursos naturais em seu desenvolvimento socioeconômico ". O 4º ICGC atraiu 600 participantes de cerca de 40 países de todos os continentes, abrangendo todas as áreas da Química e seus campos relacionados, representados pela academia, indústria, governo e sociedades de química em todo o mundo. (AU)

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação / difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços. Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão. (AU)

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação / difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços. Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão. (AU)

Resumo

A sociedade do século XXI lida com um crescente e rápido desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, os cidadãos comuns compreendem o progresso e os princípios subjacentes a esse desenvolvimento? Neste sentido, a Química é conhecia por diferentes conotações entre a população, sendo importante procurar estratégias para diminuir o abismo entre a sociedade e o conhecimento e a sua produção. Neste contexto, a proposta CERSusChem compreende duas abordagens principais para a educação e disseminação do conhecimento produzido, a saber: I) o desenvolvimento de ações de formação de graduação, pós-graduação e capacitação técnica dentro dos princípios da educação formal; e II) a elaboração de atividades de educação não-formal envolvendo comunicação científica para professores e alunos de escolas de ensino fundamental e médio, idosos e leigos. Tradicionalmente, os avanços científicos alcançados nas universidades têm sido úteis para subsidiar a modernização de cursos de graduação e pós-graduação para a formação de novos profissionais para as indústrias, universidades, escolas e centros de pesquisa. Deste ponto de vista, a educação e a divulgação do conhecimento sobre a produção de CERSusChem serão realizadas introduzindo os princípios da Química Verde no currículo dos cursos de Graduação em Química, visando melhorar a capacidade do aluno de pensar criticamente sobre os conteúdos de Química, bem como os riscos associados a este campo específico e a relação da ciência, tecnologia e dimensões sociais. Entre as diversas atividades tem-se a organização de um workshop sobre Química Verde com a participação de todas as unidades do centro, mediado pela equipe de educação / difusão. O objetivo desta atividade é sensibilizar o corpo docente sobre a relevância de inserir os princípios e práticas da Química Verde no projeto político pedagógico dos cursos de graduação de suas unidades, como forma integral de aprimorar e implementar uma nova perspectiva para a atividade dos químicos do amanhã. O bolsista atuará na Divulgação de Conhecimento da UFSCar, da UNICAMP e da FFCLRP-USP. O bolsista trabalhará na UFSCar sob a orientação da profa. Lucia Mascaro e deverá atuar nas escolas a serem visitadas gerenciando recursos materiais, contatando escolas, agendando visitas e recebendo alunos e professores em ambos os espaços. Também dará apoio aos demais professores vinculados ao projeto na área de difusão. (AU)

|
11 resultado(s)
Página 1 de 2
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção